top of page

Classes Gramaticais

 

A classe gramatical das palavras está dentro da morfologia, a classificação da palavra segundo a sua distribuição sintática e morfológica.

Substantivo

 

Os substantivos são palavras que usamos para nomear os seres e as coisas. Possuem classificação e flexionam-se em gênero, número e grau.

Artigo

 

São amigos inseparáveis do substantivo, pois toda vez que tiver artigo o mesmo estará se referindo a um substantivo. Esta referência poderá ser definindo ou indefinindo.

Adjetivo

 

Adjetivos são palavras que caracterizam o substantivo  atribuindo-lhes qualidades, estados, aparência, etc.

Pronomes

 

Pronomes são termos que substituem ou acompanham o substantivo. Servem para representar os nomes dos seres e determinar as pessoas do discurso.

2010 - present

2010 - present

Verbo

 

Verbos são palavras que indicam ações, estados ou fenômenos, situando-os no tempo.

Advérbio

 

Definição: palavra invariável que modifica essencialmente o verbo, exprimindo uma circunstância.

Numeral

 

Numeral é uma das palavras que se relaciona diretamente ao substantivo, dando a idéia de número.

Preposição

 

Preposição  é uma palavra invariável que serve para ligar termos ou orações. Quando esta ligação acontece, normalmente há uma subordinação do segundo termo em relação ao primeiro. As preposições são muito importantes na estrutura da língua pois estabelecem a coesão textual  e possuem valores semânticos indispensáveis para a compreensão do texto.

Conjunção

 

Conjunção é a palavra invariável que liga duas orações ou dois termos semelhantes de uma mesma oração.

Interjeição

 

A interjeição ainda é considerada uma classe gramatical, apesar de alguns gramáticos discordarem, argumentando que a interjeição se dá muito mais pela semântica da palavra do que pela forma.

 

Sendo assim, por definição básica, a Interjeição é uma palavra (ou frase) invariável que expressa emoções, sentimentos, sensações. Ela não possui nenhuma relação sintática com o restante do período no qual se encontra, e pode ser compreendida sozinha, sem auxílio de nenhuma outra palavra ou frase.

Geralmente a interjeição é a expressão das emoções do próprio interlocutor, sendo, portanto, bastante estudada pela semântica e pela pragmática.

Fonte:

http://www.infoescola.com/

Professora Saray Azenha

bottom of page